As empresas acreditam que o bom líder é o Dominante, o que pode criar equipes estressadas, pouco criativas e com muito retrabalho. Mas então qual o perfil ideal para um bom líder?
Quando a promoção de um funcionário é feito por feeling, a tendência é considerar que aquele funcionário extremamente ambicioso e competitivo seja: objetivo, dinâmico, ousado, racional e etc.
No entanto isso pode provocar uma séria falta de comunicação, pois “um chefe-trator” tem problemas em ouvir e por consequência torna-se intolerante, ríspido e até agressivo, pensa nos seus próprios interesses e acaba forçando os demais a concordar com sua estratégia.
Promover ou contratar um líder de acordo com o perfil comportamental da vaga e do time a ser liderado traz resultados incríveis para empresa, afinal os outros perfis também podem ser ótimos líderes.
Um perfil comportamental Estável pode ser um bom líder por ser um bom ouvinte, são compreensivos, equilibrados, cautelosos, são organizados e valorizam planejamentos com orientações claras e responsabilidades bem definidas, o que gera segurança para a equipe.
Por isso o RH das empresas de ponta usa a Análise de Perfil Comportamental ao promover e contratar pessoas para cargos de liderança.
Adicionar comentário