DISC – O que é, Para que serve, Como funciona a Análise de Perfil Comportamental
Quer conhecer a si mesmo? Descobrir quais são seus potenciais e onde estão seus limites?
Aplique a técnica mais usada por profissionais de desenvolvimento humano em todo o mundo: o DISC.
O que é a Análise de Perfil Comportamental DISC
Desenvolvido na Universidade de Harvard, nos EUA, o DISC é a metodologia mais usada para fazer uma Análise de Perfil Comportamental completa
Sua simplicidade é consequência de profundos estudos científicos iniciados pelo Psicólogo Dr. William Moulton Marston, em 1928, e aprimorada pelo pesquisador Walter Vernon Clarke em 1945.
Para que serve a Análise de Perfil Comportamental DISC?
Desde a segunda metade do século XX, a Análise de Perfil Comportamental DISC é amplamente usada para:
- Autoconhecimento e autoaperfeiçoamento
- Recrutamento e seleção de pessoal
- Planos de Desenvolvimento Individual e Gerencial
- Desenvolvimento de Líderes
- Auxilia em processos de Coaching, Mentoring e Counselling
- dentre várias outras aplicações para aumento de performance e clareza
Isso porque o relatório da Análise de Perfil Comportamental DISC auxilia a identificar o perfil predominante nas atitudes da pessoa, mostrando como são suas reações diante do meio em que estão inseridas.
Como funciona a Análise de Perfil Comportamental DISC
A Análise de Perfil Comportamental DISC se baseia em quatro padrões predominantes no comportamento humano.
Tal como as milhares de cores que enxergamos se orginam de três cores primárias, amarelo, azul e vermelho. As diversas personalidades são uma mistura entre:
D
Dominantes: Pessoas com alta pontuação no fator “D” são muito ativas ao lidar com problemas e desafios. Descritas como egocêntricas, diretas, ousadas, dominadoras, exigentes, enérgicas, determinadas. Já baixas pontuações “D” indicam pessoas mais moderadas e conservadoras, descritas como discretas, realistas, conservadoras, pacíficas, precavidas e modestas.
I
Influentes: Pessoas com altos escores de “I” gostam de influenciar os outros através de conversas e atividades e tendem a ser emocionais. São descritas como entusiastas, persuasivas, convincentes, amistosas, comunicativas, confiantes e otimistas. Já aqueles com baixos escores de “I” influenciam mais por dados e fatos e não com sentimentos, sendo descritos como reflexivos, seletivos, factuais, recatados, desconfiados, pessimistas.
S
Estáveis: Pessoas com altos escores em “S” apreciam um ritmo constante, segurança e não gostam de mudanças súbitas. São indivíduos descritos como pacientes, confiáveis, calmos, leais, persistentes, gentis, previsíveis. Já baixos escores em “S” estão relacionados ao apreço por mudança e variedade e tais indivíduos são descritos como móveis, alertas, inquietos, impetuosos, espontâneos, impacientes e até mesmo impulsivos.
C
Analíticos: Pessoas com alto escore em “C” valorizam aderir a regras, regulamentos e estrutura. Gostam de atuar com qualidade e fazer certo desde a primeira vez. São descritas como disciplinadas, cautelosas, sistemáticas, precisas, analíticas, perfeccionistas e lógicas. Já os com baixos escores em “C” tendem a desafiar regras e buscam independência. Descritos como independentes, obstinados, voluntariosos, teimosos, rebeldes, arbitrários e indiferentes a detalhes.
Para conhecer sobre os benefícios em usar a Análise de Perfil Comportamental DISC em processos de coaching: