Interpretar o perfil comportamental DISC de seu cliente poderá trazer à você inúmeros benefícios ao definir as tarefas em uma sessão de coaching. Por isso, saber o que é Disc e para que serve é super importante.
Acompanhe este artigo para você compreender mais.
Não é de hoje que buscamos compreender os mistérios de nossa personalidade.
Há décadas, pesquisadores realizam estudos para compreender os padrões de comportamento, temperamento e personalidade das pessoas.
Em 1928, William Moulton Marston, professor de Harvard, chegou à compreensão, por meio de método próprio, dos padrões de comportamento, temperamento e personalidade das pessoas.
E em 1948, o psicólogo organizacional, Walter Vermon Clarke, visando recrutar as pessoas certas para os cargos certos, transformou as teorias de Marston em uma ferramenta de pesquisa comportamental, em formato de questionário, com múltiplas escolhas, a análise identificava traços e características comportamentais de um indivíduo.
O teste era baseado em uma teoria que classificava os comportamentos humanos em quadrantes e foi denominado DISC, onde cada letra ganhou o significado de um estilo comportamental:
DOMINANTE |
INFLUENTE |
D Dominance |
I Influence |
ESTÁVEL |
ANALÍTICO |
S Steadiness |
C Concienstious |
Embora a maioria das pessoas apresente um comportamento predominante, todos nós possuímos características em proporções variadas, dos quatro estilos, resultando assim em um perfil característico.
Ao longo dos anos, psicólogos e estudiosos, contribuíram com o modelo DISC, aperfeiçoando as ferramentas de pesquisa, que hoje empresas e instituições utilizam amplamente.
E quais são as principais características dos Perfis Comportamentais?
D (Dominance)
Dominantes – Autoconfiantes, firmes, decididos, diretos e acelerados, audaciosos, independentes, comandantes, energéticos, competitivos e ambiciosos.
I (Influence)
Influentes – comunicativos, extrovertidos, entusiasmados, bem humorados, amigáveis e bem relacionados.
S (Steadiness)
Estáveis – calmos, pacientes, conservadores, bons ouvintes, agradáveis, prestativos, compreensivos, conciliadores, perseverantes, equilibrados.
C (Conscientious)
Analíticos – detalhistas, organizados, cautelosos, precisos, específicos, lógicos, racionais, discretos, perfeccionistas.
Clientes com perfis Dominantes ou Influentes têm necessidades de Conexão e foco nas pessoas e relacionamentos.
Clientes com perfis Estáveis e analíticos têm necessidade de significância e foco nos objetivos e tarefas.
Confira a tabela completa ao final deste artigo.
Podemos dizer que a Teoria DISC possui diversas vantagens:
- Autoconhecimento
- Melhor definição de sua visão e de seu propósito de vida
- Melhoria nos relacionamentos pessoais e profissionais
- Melhor gestão de carreira e negócios
- Aumento do Desempenho Profissional
- Administração de tempo
- Possibilidade de construção de metas congruentes a cada composição de perfil, levando em consideração seus pontos fortes e pontos de melhoria.
É importante entender que a análise de perfil comportamental DISC é apenas um meio e não um fim. Ela representa, por meio de um relatório gráfico e de modo objetivo e confiável, aquilo que já está na pessoa.
Realizar uma análise de perfil comportamental DISC em seu cliente, levantará pontos importantes na elaboração das tarefas, auxiliando-o na identificação do ponto de partida de sua jornada de autoconhecimento.
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