Em geral, a falta de engajamento é um dos problemas mais comuns em processos de coaching.
No entanto, para resolver este problema, existe um método simples e eficaz que você pode aplicar imediatamente.
Leia este artigo para saber mais.
Como aumentar o engajamento do seu cliente
Medo de Começar
Depois eu concluo, depois eu começo, depois eu realizo e depois, depois, depois.
Muitas vezes, deixamos de fazer o que temos que fazer, por vários motivos. Um deles é o medo.
Geralmente, é o medo do novo, medo de errar, medo não fazer direito uma tarefa e medo de ser cobrado.
Isso faz parte, mas temos que dar o primeiro passo, focar em nossa atividade e não deixá-la para depois!
Muitos clientes acabam não realizando as tarefas programadas em um processo de coaching.
Isso acontece com muita frequência!!! O cliente se compromete, mas não cumpre o estabelecido na sessão.
O mais interessante nesta abordagem é que não é o coach que dá a tarefa, mas ela é estabelecida em conjunto.
Portanto, temos vários motivos para que isto aconteça e possa ser que ele não se sinta confortável em ser cobrado em um primeiro momento.
Crenças Limitantes
E outra situação que pode ocorrer, são as crenças limitantes que o impedem de realizar as tarefas.
Então, qual é o nível de importância que ele está dando àquela meta?
Muitos dos nossos alunos, reclamavam que seus clientes não estavam engajados.
O que pode acontecer, é o cliente não ter autoconhecimento suficiente para perceber que as tarefas programadas são importantes, afim de que sua meta seja cumprida.
Análise de Perfil
Sem dúvida, realizar uma análise de perfil comportamental, logo no início do processo é fundamental.
Isso porque, a análise de perfil comportamental permite levar ao cliente reflexões importantes, como o autoconhecimento, melhor definição de sua visão e de seu propósito de vida.
Além disso, ela pode ajudar a melhorar diversas outras coisas, tais como:
- Relacionamentos pessoais e profissionais,
- A gestão da carreira e negócios,
- O aumento do desempenho profissional,
- A administração do tempo e uso qualitativo dele,
- A possibilidade de construção de metas e objetivos congruentes a cada composição de perfil, levando em consideração seus pontos fortes e de melhoria.
Enfim, a análise de perfil comportamental é realmente o ponto de partida para todo processo de coaching.
E em geral, ela é realizada por meio de testes online e relatórios que ajudam os especialistas a decodificarem os comportamentos que as pessoas possuem.
Cada ser humano, sobretudo, possui formas diferentes de agir e de se comportar, diante das situações e é fundamental que todos saibam respeitar a individualidade de cada um.
Ferramenta DISC
Acima de tudo, é importante entender que a ferramenta, baseada na Metodologia DISC, é apenas um meio e não um fim.
Ela representa, por meio de um relatório gráfico e de modo objetivo e confiável, aquilo que já está na pessoa.
A sigla DISC é representada pelos quatro comportamentos humanos, onde:
- D representa o perfil Dominante,
- I, perfil Influente,
- S (Steadiness) perfil Estável,
- C (Concienstious), perfil Analítico.
E desta forma, conseguimos resolver vários problemas de nossos alunos.
Tudo isso, com certeza, vai te dar o caminho para saber como aumentar o engajamento do seu cliente.
Entrevistamos vários coaches e 90% deles, utilizam a Análise de Perfil comportamental DISC, direcionando o cliente à tarefa certa.
Para conhecer sobre os quatro comportamentos humanos, que compõem a sigla DISC, clique aqui agora e converse comigo pelo WhatsApp.
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