Conseguir chegar na escolha do candidato ideal não é tarefa fácil para a área de Recursos Humanos. Engana-se quem continua a avaliar as competências de um candidato somente pelo currículo.
Houve um tempo em que as contratações eram realizadas mediante a análise dos diplomas e certificados apresentados nos currículos. Recrutadores possuíam caixas de e-mails lotadas de currículos que não paravam de chegar.
O sucesso na contratação de um colaborador requer mais esforço dos profissionais de Recrutamento e Seleção.
Leia mais neste artigo sobre as mudanças ocorridas nestes últimos tempos e veja que analisar as Soft Skills dos candidatos vai muito mais além.
Soft Skills ou Habilidades Comportamentais
Tão importante quanto as características técnicas os aspectos emocionais e comportamentais precisam estar alinhados com a empresa e a sua cultura.
As soft skills garantem a adaptação do colaborador e melhoram a sua produtividade.
Tudo começa no processo de recrutamento e seleção, onde se avalia de forma consistente as soft skills dos candidatos, de acordo com as soft skills mapeadas para o cargo ao qual ele esteja concorrendo.
A partir daí a área de RH analisa as Hard skills, àquelas relacionadas ao currículo.
RH Estratégico
Para que ocorra tudo de forma sincronizada o RH precisa elaborar seu planejamento estratégico.
1) Realizar a descrição do cargo
2) Mapear as soft skills exigidas para este cargo
3) Divulgar a vaga
4) Ranquear os candidatos que apresentaram as Soft skills mais próximas do mapeamento
5) Analisar o currículo
6) Convocar os candidatos selecionados para a entrevista com RH
7) Convocar os selecionados para a entrevista final com o responsável pela vaga.
Mas como analisar e desenvolver as soft skills dos colaboradores, garantindo excelentes resultados?
Uma das principais maneiras é a realização da Análise de Perfil Comportamental DISC. Ela é uma das metodologias mais utilizadas no mundo e validada cientificamente com 96,1% de precisão pela Universidade Federal do Paraná, UFPR e com tese de mestrado aceita pelo Comitê Científico do Institute of Coaching MCClean Hospital, filiado à Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, apresentado em Boston (USA).
De forma 100% online, sem papel ou planilhas de Excel a área de Recursos Humanos consegue obter os resultados de seus colaboradores e consequentemente do seu time. Assim você pode identificar as principais competências comportamentais de cada um e as que precisam ser desenvolvidas, para que haja uma melhor performance do profissional.
Adicionar comentário