Que todos nós precisamos desenvolver as nossas habilidades e competências, já sabemos, mas a grande pergunta é: Como desenvolver as soft skills? Leia mais neste artigo.
O termo skill, em inglês, pode ser traduzido para o português como habilidade, competência — ou seja: a aptidão para executar alguma ação.
Soft Skills são as competências sociais, emocionais e mentais ligadas à personalidade de cada um.
Desse modo, as soft skills são extremamente importantes para o desenvolvimento de uma empresa. Por meio dessas habilidades, é possível não apenas criar um local mais leve de atuação, mas também um espaço sadio de interação, aberto para novas ideias e otimização dos processos.
Algumas décadas atrás as empresas contratavam apenas pelas Hard Skills. Era comum acreditar que os melhores profissionais eram àqueles que apresentavam em seus currículos as melhores faculdades, idiomas e um extenso portfólio de cursos.
Hoje em dia, porém, empresas ao redor do mundo têm reconhecido a importância de avaliar não somente as competências técnicas (Hard Skills) mas àquelas ligadas ás competências comportamentais (Soft Skills).
E quando falamos de emoções, entendemos porque as Soft Skills são tão importantes.
As Soft Skills mais valorizadas atualmente pelas empresas são: Gestão de Pessoas, Inteligência Emocional, Adaptabilidade, Flexibilidade, Resiliência, Negociação.
Um estudo realizado pelo LinkedIn mostrou que Soft Skills tem se tornado tão importante quanto as Hard Skills no momento da contratação. E um estudo realizado pela Deloitte Access Economics prevê que um terço das empresas vão ter Soft Skills como prioridade até 2030.
Como desenvolver as Soft Skills é o tema do meu próximo Encontro DISC 4.0 que vai acontecer dia 25/03 as 20h.
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